segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

REMOVENDO AS PEDRAS NO CAMINHO


"Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo. Diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande." Marcos 16.1-4 RA

Vemos aqui, um episódio muito conhecido das Escrituras, que descreve o momento em que as mulheres que seguiam o Senhor Jesus foram mais uma vez prestar-Lhe adoração, pois naquela época esse costume de colocar aromas nos corpos além de servir para não dar mau cheiro, expressava também, a dedicação e o cuidado. Mas, observamos que aquelas mulheres se depararam com uma situação: a "PEDRA". Quem removeria a pedra para elas?

Na caminhada de qualquer cristão sempre haverá pedras para serem removidas. Haverá pedras tão pequenas, que sejam até insignificantes, como também haverá pedras tão grandes, que vamos suplicar por uma rápida intervenção divina.

Jesus não garantiu que a caminhada cristã seria fácil, mas que encontraríamos perseguições, tribulações, perigos, e que deveríamos ter bom ânimo e manter a confissão de fé até o fim se quisermos ser coroados com a vida. 

"Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo." Mateus 10.22 RA

Na jornada cristã e desta vida encontraremos vários obstáculos, mais conhecidas como pedras no caminho, que precisam ser sobrepostas para que alcancemos êxito.

Imagine-se em um caminho com muitas pedras, de tantos tamanhos diferentes, e você em uma moto, ou em uma bicicleta, ou até mesmo a pé... não é fácil, é verdade? Pedras de certa forma, nos atrapalham, tornam o caminho difícil, nos machucam e nos ferem, mas creia que, elas são instrumentos do Senhor em nossa vida.

Mas, nós precisamos ser pessoas que não paralisam diante das pedras no caminho, precisamos ser determinados a vencê-las. Jesus, foi nosso maior exemplo, de determinação e êxito, pois, mesmo sabendo de todo sofrimento e humilhação, toda vergonha e dor que estava por vir, Ele se manteve firme em seus propósitos e chamado. Talvez naquele momento, ministrava a Si mesmo: "Esse é o propósito de minha vinda", "Sou a única esperança para aqueles que estão sem esperança, afundados em uma vida sem propósito".


"Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo (oposição a ideia anterior), não se faça a minha vontade, e sim a tua. [Então, lhe apareceu um anjo do céu que o confortava. E, estando em agonia (aflição de estar perto da morte), orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.]" Lucas 22.42-44 RA

Não podemos ignorar as circunstâncias difíceis que aparecem em nossas vidas, mas também não podemos parar ou retroceder. O mais correto e sábio a fazer é se perguntar: Porque as pedras estão no caminho? Em quê elas vão contribuir com o propósito que Deus tem em minha vida?


Propósito das Pedras no Caminho:

  • Provar o coração
"Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os meus mandamentos." Deuteronômio 8.2 RA

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." I Coríntios 10.13 RA

Quando o Senhor quer provar o homem, Ele usa a 'pedra' para nos revelar o que, de fato, está em nosso coração. Não é para Ele saber, mas para que  nós saibamos em quem temos confiado: se na força de nosso braço ou na mão poderosa Dele para nos livrar. Pois, a Palavra do Senhor revela que Ele já sabe o que está em nosso coração, porque Ele sonda nossos corações.


"Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda (examina, avalia) os corações." Provérbios 21.2 RA

Quando somos postos à prova, temos a oportunidade de refletir sobre quem realmente somos, e considerarmos sempre, que aquele que sonda os corações não permitirá que sejamos provados além de nossas forças, e que Seus olhos e comando celestial estão de prontidão para nos livrar no momento certo. E dessa experiência obter graça e poder de Deus.

"Então ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza." II Coríntios 12.9a - RA

  • Maturidade
"Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes." Tiago 1.2-4 RA

Tropicar em uma pedra e arrancar o tampão do dedo ou cair e esfolar os joelhos ao se chocarem com as pedras, não é nada agradável. Mas toda prova pela qual passarmos, terá um efeito maravilhoso na vida do cristão, pois trará maturidade.

Maturidade é a essência da vida cristã. Todo cristão precisa amadurecer. Todo cristão precisa se desenvolver e crescer na fé. Se assim não ocorrer este cristão está com má formação genética ou está morrendo. 

As 'pedras' no caminho produzirão essa maturidade, que é uma recompensa pela prova. A maturidade é o selo de aprovação do cristão.


  • Adoração
"Ali, edificarás um altar ao SENHOR, teu Deus, altar de pedras, sobre as quais não manejarás instrumento de ferro. De pedras toscas (que não foi lapidado nem lavrado, simples) edificarás o altar do SENHOR, teu Deus; e sobre ele oferecerás holocaustos." Deuteronômio 27.5-6 RA

Altar tem um significado  profético da vida entregue a morte de si mesmo. Quando um animal era entregue aos sacerdotes para ser sacrificado, este era colocado sobre o altar para ser sacrificado, e nunca mais teria sua vida de volta.

O altar não poderia ser construído de pedras trabalhadas com instrumentos de ferro, para que não tivesse semelhança aos ídolos das nações, que por serem trabalhadas, acabavam tendo uma forma, e se tornavam seus ídolos. Ou seja, as pedras que surgem em nosso caminho, não podem ser removidas por nossos braços e justiça, precisamos entregá-las ao Senhor, e isso será nosso holocausto ao Senhor, subirá como aroma de adoração a Ele.

Quando nós nos depararmos com as pedras em nossa caminhada, precisamos entregá-las ao Senhor, e erguer com elas um altar de adoração a Deus.

Entregue a Deus suas causas e seus problemas, e enquanto isso  ADORE.

Temos essa confiança em Deus que, enquanto caminhamos com Ele com nossa vida rendida a Ele, Ele cuida para que tudo trabalhe ao nosso favor. Deus nos ensinou isso, por meio da Sua Palavra:


"Sabemos que todas as coisas cooperam (trabalham juntas) para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8.28 RA

Amado do Senhor, não se desespere diante das pedras, lembre-se que, enquanto aquelas mulheres vinham pelo caminho  pensando nas pedras e decididas a adorar a Jesus, independente do tamanho da pedra, o Senhor já havia removido as pedras, e um milagre aconteceu.


Graça e Paz.
Prª Nínive Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Deus abençoe!

5 DE MARÇO

"Quando eu vir o sangue, passarei adiante." Êxodo 12.13 O sangue nas vigas da porta nos lembra [...] que não foi M...