sábado, 22 de junho de 2013

Buscando a Deus com todo Coração, Alma e Entendimento


"Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre." I Crônicas 28.9 - RA




Precisamos entender, que existem princípios para recebermos respostas de nossas orações. 

Deus não responde quaisquer orações feitas à Ele, como assim nos adverte a Palavra de Deus.


"Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres." Tiago 4.3 - RA

Então, a própria Palavra relata que existe uma conduta que precisamos ter em meio às Orações.

Davi, ao instruir seu filho Salomão, lista duas dicas muito importantes para se ter uma vida vitoriosa com orações respondidas diante do Senhor.


Dois Princípios para receber Respostas de Nossas Orações:


  • Coração Íntegro

"Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre." 
I Crônicas 28.9 - RA

Mas o que vem a ser um coração íntegro?

Íntegro significa: Completo, absoluto, total.

Coração na antiga escrita hebraica, o paleo-hebraico, a palavra coração (Lev, em hebraico) é formada por duas letras. A primeira letra, chamada lâmed, tem o desenho do cajado de um pastor, símbolo de autoridade. A segunda letra, chamada beit e que significa “casa”, tem o desenho da planta baixa de uma tenda nômade, o que traz a ideia de estar dentro de casa. Quando estas duas letras estão combinadas, elas significam “a autoridade interior”. Ou seja, o coração é aquilo que “governa a casa”, ou seja, que orienta as atitudes dos homens.


O que "governa a casa", ou podemos dizer, a Alma (Sede dos Pensamentos, Emoções e Vontades) são pensamentos, emoções  e vontades disciplinadas, controladas e conduzidas pelo Espírito Santo. 




Coração íntegro nos revela  então uma alma que não está dividida e que está completamente ou totalmente ou absolutamente consagrada ao Senhor.

Nesse coração não há lugar para sentimentos fúteis, como: o ódio, a amargura, a falta de perdão, a apatia, a tristeza, e coisas como essas; e nem lugar para pensamentos contaminados, que são gerados por: incapacidade, inferioridade, superioridade, inveja, fraqueza, rejeição, rebelião, maledicência, e muitos outros.

Então, devemos nos apresentar ao Senhor em Oração com um coração dedicado a Ele, limpo de contaminações, santo e obediente, prontos para entrar em uma conversa com Ele. 

  • Alma Voluntária

"E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos. Se você o buscar, o encontrará, mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre." I Crônicas 28.9 - NVI

Alma Voluntária fala de prestar um culto a Deus com boa vontade, espontaneamente, com a nossa alma empenhada sem reservas, ou seja, o período de relacionamento com Deus o que chamamos de "Oração", precisa ocorrer em nossa vida como um deleite e prazer, sem nos ser pesaroso como uma obrigação.

Precisamos dispor a nossa alma para esse momento, e receber de Deus as novidades e "quentinhas" do céu. Isto é relacionamento com o Senhor.

Isto é viver a palavra que o Espírito Santo nos deixou pelas cartas de Paulo aos tessalonicenses:


"Orai sem cessar" I Tessalonicenses 5.17 - RA

"Orai sem cessar" não significa estar sempre sussurrando orações, mas sim "voltar a fazer constantemente", ou seja, é ter persistência e constância, manter uma comunhão acionada com Deus, por meio do Espírito Santo.

Entendemos que, precisamos fazer da Oração um momento com Deus que aconteça tão espontâneo em nossa vida quanto respiramos o ar. Assim como, precisamos respirar para que a vida física exista, assim também, a oração deve acontecer para que a vida espiritual possa existir. 

A Oração não tem que ser parte de culto religioso ou de um 'horário que preciso cumprir', porém deve ser de agrado e voluntário de nossa parte para com o Senhor. Assim, conseguiremos ter um resultado de êxito ao nos direcionarmos ao Senhor com Orações.


O Projeto de Deus em meio às Orações:


"Ele me disse: 'Seu filho Salomão é quem construirá o meu templo e os meus pátios, pois eu o escolhi para ser meu filho, e eu serei o pai dele." I Crônicas 28.6 - NVI

Aqui, o Senhor deixa bem claro a sua intenção com o homem: relacionamento íntimo, de um conhecer os defeitos e qualidades do outro, devido a convivência, e isto, vemos firmemente, nas relações familiares. O Senhor queria se revelar a Salomão, como um Pai Zeloso, Protetor e Poderoso que é, e queria de Salomão sua cumplicidade, amor e dedicação. Um relacionamento que só é construído por meio da Oração. 

Porém, a Oração é um relacionamento que exige comunicação de ambas as partes, ou seja, não sou apenas eu quem falo, mas Deus precisa falar, e nesse momento, eu preciso aprender a ouvi-Lo. E para que assim ocorra, eu preciso me apresentar a Ele com um coração íntegro e uma alma voluntária,  pois o Senhor é um Pai presenteador e recompensador daqueles que buscam ter um relacionamento com Ele.

"Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." Hebreus 11.6 - NVI

A Palavra do Senhor diz:

"Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?" Mateus 7.11 - RA

O projeto de Deus em meio às Orações é comunicar sua Paternidade conosco. Ele quer que nós tenhamos a confiança de filhos, que tenhamos Nele essa referência de Pai.


Deus Examina Nossas Motivações para Responder às Orações:


"... porque o Senhor esquadrinha (procura minuciosamente, investiga) todos os corações e penetra todos os desígnios (intenção, projeto, propósito) do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre." I Crônicas 28.9 - RA

O Senhor conhece os detalhes do que tem se passado em nossa alma, porque Ele sabe o que tem nos motivado a orar, pois nos examina com cuidado. Os argumentos e pretensões de nossas emoções e pensamentos não Lhe são ocultos. Por isso, quando há intenções e motivações genuínas Ele nos abençoa respondendo com graça e favor às nossas orações.

Se houver em nós motivações egoístas, desprovidas de humildade e baseadas em interesses pessoais, Ele não nos favorecerá em Oração.

Como Ele mesmo diz que se nós O buscarmos, Ele deixará ser encontrado por nós, porém se nós O abandonarmos, Ele nos rejeitará, e a Palavra diz: para sempre!

Nos acheguemos a Deus com uma alma transparente e de boa vontade, porque a Palavra do Senhor diz:

"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração." Tiago 4.8 - RA




Graça e Paz.
Pra. Nínive Alves.
Campanha: Recebendo a Resposta de Nossa Oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Deus abençoe!

5 DE MARÇO

"Quando eu vir o sangue, passarei adiante." Êxodo 12.13 O sangue nas vigas da porta nos lembra [...] que não foi M...