quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A Malícia Destrói os Bons Sentimentos


“Pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e a mandou por mão de Urias.
Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força de peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra.
Tendo, pois, Joabe sitiado a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que estavam homens valentes.
Saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
Então, Joabe enviou notícias e fez saber a Davi tudo o que se dera na batalha.
Deu ordem ao mensageiro, dizendo: Se, ao terminares de contar ao rei os acontecimentos desta peleja,
Suceder que ele se encolerize e te diga: Por que vos chegastes assim perto da cidade a pelejar? Não sabíeis vós que haviam de atirar do muro?
Quem feriu a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não lançou uma mulher sobre ele, do muro, um pedaço de mó corredora, de que morreu em Tebes? Por que vos chegastes ao muro? Então, dirás: Também morreu teu servo Urias, o heteu.
Partiu o mensageiro e, chegando, fez saber a Davi tudo o que Joabe lhe havia mandado dizer.
Disse o mensageiro a Davi: Na verdade, aqueles homens foram mais poderosos do que nós e saíram contra nós no campo; porém nós fomos contra eles, até à entrada da porta.
Então, os flecheiros, do alto do muro, atiraram contra os teus servos, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu.
Disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: não pareça isto mal aos teus olhos, pois a espada devora tanto este como aquele; intensifica a tua peleja contra a cidade e derrota-a; e, tu, anima a Joabe.” II Samuel 11.14-25


Definição de Malícia:

· Tendência para o mal que não se expressa à primeira vista.

· Má índole.

· Esperteza.

· Astúcia.

· Habilidade para enganar.

· Artimanhas.

· Falsidade.

· Intenção maldosa.

· Fingimento.

A Malícia é um gigante muito perigoso e que tem destruído muitas pessoas e relacionamentos. A Malícia fica muitas vezes escondida e, quase sempre, passa por despercebida.

A pessoa maliciosa tem em si uma enorme disposição para prejudicar pessoas. Ela age sutilmente traçando maldades para as pessoas alvo de suas maldades. Essa pessoa sempre trabalha em proveito próprio.


1. De onde se origina a Malícia?

“Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.” Mateus 15.19-20 - RA

A Malícia provém de um coração contaminado pelas impurezas. Aquilo que deixamos penetrar e fluir em nossos pensamentos determinará quem somos.

Na história citada em II Samuel 11, vemos um exemplo bem claro de uma alma dominada pela Malícia.

Davi, o rei de Israel, um dia passeando pelo seu lindo palácio, depois de uma tarde de descanso, observa de seu terraço real uma mulher tomando banho na privacidade de sua casa. Ele, engodado pelos olhos, enlouquece por aquela mulher, Bate-Seba, a esposa de Urias. Então, o rei manda chamá-la e se relaciona com ela, e o resultado é uma gravidez não planejada. Ao ver o rei Davi, que Bate-Seba estava grávida dele, a malícia começou a traçar seus projetos na alma de Davi. Primeiro, ele deu ordens a Joabe, o comandante de seu exército, que enviasse Urias da guerra, para que ao chegar, fosse ter com sua mulher, e acreditasse que o filho que Bate-Seba concebeu era dele. Vendo que, Urias, não desejou outra coisa a não ser se acampar na Porta da Casa Real, e guardar sua lealdade ao rei, Davi partiu para sua segunda estratégia. Davi projetou algo terrível, que poderia chamar de “um verdadeiro banquete de maldades”.

Urias foi um dos guerreiros de elite da guarda pessoal e das forças reais especiais de Davi. Ele estava listado entre os trinta e sete valentes de Davi em II Samuel 23.39:
“Urias, heteu; ao todo, trinta e sete.” II Samuel 23.39 – RA

Ou seja, Urias não era um servo qualquer, desconhecido e apático por Davi. Urias era um dos homens de sua aliança, era do círculo de sua confiança.

O nome Urias no original tem o significado de “Chama do Senhor” ou “O Senhor é Luz”.

Quando Davi arquiteta contra a vida de Urias com um plano tão covarde, percebemos que quando a Malícia encontra lugar na nossa alma, ela se levanta com um objetivo claro. Ela trabalha para sufocar e apagar a chama da Presença de Deus que está em nós. Ela quer arrancar a luz, o brilho de Jesus refletido em nosso caráter. A Malícia quer encher nossa alma de trevas, para que nossa semelhança a Jesus nos seja roubada, e pareçamos com o príncipe das trevas, pois um dos sinônimos de Malícia é diabrura, o mesmo que, arte ou maquinação do diabo.

Então, vemos que a Malícia enredou Davi porque seu coração já estava contaminado. Quando ele olhou Bate-Seba, a impureza encheu seu coração, pois é através da visão, da audição e dos demais sentidos que a nossa mente filtra as informações, e permite que o coração absorva.

2. Como a Bíblia retrata a Malícia?

“Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade.” I Coríntios 5.8 - RA
O fermento aqui ilustra o poder contaminador que tem a Malícia e a maldade, e como se espalha no meio da igreja. E este fermento velho, vindos de uma natureza velha, precisa ser retirado para dar lugar ao novo fermento, provenientes de um novo homem que procede com sinceridade, que reflita a transparência e pureza do Evangelho, e procede com verdade, que fala de dar lugar a Palavra de Deus em nossas vidas.


3. A Malícia abre portas para outros pecados.

A Palavra de Deus nos orienta a despojar-nos de toda Malícia, porque a Malícia gera outros pecados, paralisando nosso crescimento espiritual.
“Despojando-vos, portanto, de toda Malícia e dolo, de hipocrisias e invejas, e de toda sorte de maledicências.” I Pedro 2.1 – RA

· Hipocrisia: Esconder as más intenções contra alguém atrás de uma máscara de santidade.

Davi manipulado pela maldade agiu com tanta hipocrisia, que, quando soube da morte de Urias, mesmo sabendo que Joabe, teve que reformular seu plano maligno contra a vida de Urias para que o rei não ficasse tanto em evidência, e assim, expos muito mais soldados inocentes à morte, disse ao mensageiro enviado por Joabe: “Não pareça isto mal aos teus olhos, pois a espada devora tanto este como aquele”. Davi expressou aqui uma falsidade tão articulada, que ignorou as perdas que sofreu baseadas na maldade que assolava sua alma.

· Invejas: Sentimento de ciúme e má-fé para possuir algo que um indivíduo possui.

A hipocrisia abre portas para que os demônios da inimizade trabalhem para gerar invejas.

Davi impulsionado pela Malícia permitiu que sua alma se tornasse inimiga de Urias. Isto aconteceu a tal ponto que Davi desejou sua mulher, Bate-Seba. Davi invejou o lugar de Urias ao lado daquela mulher, por isso a tomou, e se deitou com ela.

· Maledicências: Palavras ditas para denegrir ou acabar com a reputação de alguém.

A inveja desperta maledicência. A maledicência é o tipo de conversa que infama o outro.

Todas as vezes que abrimos portas de maldades outros pecados são gerados, até que se gere a morte.
“Um abismo chama outro abismo.” Salmos 42.7a – RA

“Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 
Então, a cobiça depois de haver concebido, dá a luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” Tiago 1.14-15

4. A colheita da Malícia.

“Cesse a malícia dos ímpios, mas estabelece tu o justo; pois sondas a mente e o coração, ó justo Deus.” Salmos 7.9 – RA
A palavra de Deus revela que as pessoas maliciosas não serão estabelecidas e elas cessarão, porque o Senhor estabelecerá os retos de coração, os que agem com justiça. Pois o Senhor examina as nossas almas e nossas obras não estão escondidas diante Dele.

“O mau, é evidente, não ficará sem castigo, mas a geração dos justos é livre.” Provérbios 11.21 – RA
Quem age com Malícia e maldade ficará encarcerado, algemado. A pessoa pode até pensar estar livre, quando na verdade está aprisionada em sua alma. Porém, quem segue a retidão está com sua alma livre.

“Tão certo como a justiça conduz para a vida, assim o que segue o mal, para a sua morte o faz.” Provérbios 11.19 – RA
Andar ou desviar–se dos caminhos retos é uma decisão pela vida ou pela morte.

Quando alguém se decide pela Malícia, ela é tomada por um impulso que não consegue enxergar o mal que pratica, e a mente não consegue prever os problemas que estão sendo gerados para o próximo.


5. Como derrotar/ vencer esse gigante chamado Malícia?

A Malícia é resultado de uma mente poluída pela maldade. Então, precisamos estar atentos a alguns comandos do Senhor na Palavra:

· Mantendo uma mente livre de contaminações:

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” Filipenses 4.8-9 – RA
Seja isso que ocupe o vosso pensamento” ou “nisto pensai” é o mesmo que dizer, deliberem, avaliem, considerem repetidas vezes o que está vindo à sua mente. Simplesmente, não registre e nem aceite tudo o que vier a mente de vocês.

Quando Paulo instrui a pôr em prática tudo o que foi aprendido, recebido, ouvido e visto, ele nos leva a observar que a prática é que vai fazer “o bom cristão”. Teoria sem prática não é viver o Evangelho.

· Sendo vigilante, constante, tendo uma conduta madura e se edificando:

Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.” I Coríntios 16.13 – RA
Ser vigilante é estar em alerta, olhando para todos os lados, atentos a todos os aspectos para não sermos surpreendidos pelo mal.

Permanecer firme na fé é ter uma fé constante que não se abala pelas circunstâncias, pessoas ou palavras ditas. Mas com eficácia, trabalhar com o escudo da fé no braço.

Portar-se varonilmente retrata a conduta madura e corajosa que um cristão deve ter.

Fortalecer-se revela que se quisermos continuar progredindo na caminhada, precisamos firmar a nossa fé através da leitura da Palavra de Deus, da constância na oração, na perseverança da comunhão dos santos e disciplina da nossa carne com jejuns.

· Buscando o arrependimento:

O arrependimento traz perdão de pecados. Ou o homem se arrepende e se conserta recebendo o perdão, ou continua no erro e sofre as conseqüências de seu coração duro.

Quando o profeta Natã contou ao rei Davi a parábola do homem rico que tinha muitos gados e ovelhas, e de outro homem pobre que tinha apenas uma ovelhinha que comprara e criara, e que cuidara como parte de sua família; e vindo um viajante, este homem rico tomou sua ovelhinha e a preparou para dar de comer a esse viajante; o rei Davi se indignou e disse que este homem deveria ser morto. Então, o profeta Natã disse ao rei: “Tu és este homem” (II Samuel 12.7). Davi recebeu um impacto em sua alma e diante de todos os benefícios que Natã o lembrou que Deus lhe fez, quebrantou-se e arrependeu-se por ter dado lugar a Malícia.

“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. 
Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. 
Confessei-Te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e Tu perdoaste a iniquidade do meu pecado.” Salmos 32.4-6 - RA

O silêncio é uma resistência teimosa para não admitir a culpa. Mas, enquanto não houver confissão o pecado será pesado, porque o pecado quanto mais sucumbido, maiores serão seus prejuízos e danos àqueles que os escondem, pois os demônios virão dar o salário do pecado que é a morte (Romanos 6.23). 

Enquanto Davi se calou, ele foi adoecendo porque pecado que não é confessado é como a lepra, adoece não somente a alma mas o corpo também.

Quem quer que tenha saído ferido das marcas do pecado cometido, o principal ofendido será sempre o Senhor, porque Ele pagou o preço para sermos livres dessas torturas da alma.


Graça e Paz.
Pra. Nínive Alves.
Seminário: Derrubando os Gigantes da Alma.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Deus abençoe!

5 DE MARÇO

"Quando eu vir o sangue, passarei adiante." Êxodo 12.13 O sangue nas vigas da porta nos lembra [...] que não foi M...