quarta-feira, 20 de março de 2013

O ESPÍRITO SANTO: NOSSO INTERCESSOR


Estamos constantemente sobre uma cobertura de oração. O Espírito Santo conversa continuamente com o Pai a respeito de nossas necessidades e de nossos desejos.

Enquanto estamos dormindo, Ele ora por nós.
Enquanto trabalhamos, Ele ora por nós.
Enquanto temos dúvidas, Ele ora por nós.

Mas o que significa interceder?
Interceder é intervir a favor de alguém ou de alguma coisa; rogar, pedir por um condenado.

O Espírito Santo intervém diante do Senhor pelas nossas vidas. Para entendermos melhor, precisamos compreender que:

1.       Somos a “menina dos olhos” de nosso Pai.
a.       Deuteronômio 32: 9-10 =>  “Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança. Achou- o numa terra deserta e num região árida povoado de ventos uivantes; rodeou- o e cuidou dele, guardou- o como a menina dos olhos”.
b.      Salmos 17: 8 => “Guarda- me como a menina dos olhos, esconde- me à sombra de suas asas”.
         “Parte alguma do corpo é mais preciosa, mais delicada e mais cuidadosamente guardada do que os olhos, e a parte dos olhos que deve ser guardada com maior cuidado é a parte central, a pupila, ou a “menina dos olhos”. Deus nos estima e nos dá tanto valor como o damos a nossa própria vista”.

2.       O Espírito Santo nos protege.
a.       Deuteronômio 32: 11-12 => “ Como a águia desperta a sua ninhada e  está a voar sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando- os, os leva sobre as asas, assim, só o Senhor o guiou, e não havia com ele deus estranho”.
          Moisés compara o cuidado amoroso de Deus por seu povo com o zelo, cuidado de uma águia com seus filhotes. A águia ensina seus filhotes a voar empurrando- os do ninho para aprenderem a usar as asas. Porém, ela não os abandona. Mergulha adiante deles e deixa que caem sobre suas asas e, então os carrega de volta ao ninho em segurança.

3.       O Espírito Santo que experimentemos sucesso e provisão incomuns.
a.       Deuteronômio 32: 13-14 => “Ele o fez cavalgar sobre os altos da terra, comer as colheitas do campo, chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira, coalhada de vacas e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros, dos carneiros que pastam em Basã e dos bodes, com o mais escolhido trigo; e bebeste o sangue das uvas, o mosto”.

4.       O Espírito Santo conhece os desejos do Pai ao nosso respeito, e nos revela.

a.       I Coríntios 2: 9b-11 => “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus o revelou a nós por meio do Seu Espírito, porque o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus. Pois, quem conhece os pensamentos do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus”.
          Deus revelou ao Seu Espírito os desejos, planos e vontades que Ele tem ao nosso respeito.
b.      I Coríntios 2: 12 => “Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente”.
         O Espírito Santo nos é enviado para que os desejos do nosso Pai nos sejam revelados, para andarmos naquilo que Ele nos projetou.

5.       O Espírito Santo é responsável por interceder por nós todos os dias.

a.       Romanos 8: 26 => “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza, porque não sabemos como orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”.
         Gemido é um lamento doloroso, é um som inarticulado, um suspiro, uma lamentação; este gemido ocorre de uma forma que não conseguimos expressar com palavras, não há como explicar nem traduzir o que o Espírito Santo faz por nós.
b.      Romanos 8: 27 => “E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos”.
         Ele está intensamente interessado que nossas vontades e nossos desejos sejam cumpridos, por isso Ele intercede com gemidos inexprimíveis junto do Pai.

6.       O Espírito Santo estimula outras pessoas a tornarem- se nossos intercessores.

a.       I Samuel 12: 23 => “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito”.
          Deus cria essa vontade no nosso coração de interceder por outras pessoas, assim como fez com o profeta Samuel a favor do povo de Deus.

7.       O Espírito Santo nunca nos deixará sozinhos.

a.       João 14: 16 => “E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim que esteja para sempre convosco”.
          O Espírito Santo nunca, jamais nos deixará! Nunca! Jesus nos prometeu isso.
b.      Romanos 8: 34b => “É cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou , o qual está à direita de Deus e também intercede por nós”.
         O Espírito Santo e Jesus são nossos intercessores, inclusive durante todas as provações e dificuldades de nossa vida.

- Nosso sucesso não está limitado aos nossos esforços.
- Nosso futuro não está limitado ao nosso conhecimento.
- Nossas vitórias não dependem apenas de nossas habilidades.

Nós simplesmente, não sabemos orar corretamente (Rm 8:26b). Nossa compreensão humana é muito limitada com relação ao que o Pai projetou para nós. Por isso, que as nossas orações são ineficientes e incompletas, e ficam muitas vezes sem resposta.

Lembremos sempre: o Espírito Santo intercede por nós continuamente. Ele não é insensível ao nosso sofrimento. Nossas lágrimas O emocionam, e O movem junto do Pai.

Oração: “Precioso Pai, eu te agradeço por ouvir minhas orações. O Senhor sempre responde aos clamores do meu coração. Eu te agradeço principalmente por ouvir a intercessão de meu precioso Consolador, o Espírito Santo, todos os dias da minha vida. Obrigado por receber as orações de Jesus, Aquele que morreu por mim. Posso descansar e me alegrar, porque sei que o Senhor responderá as orações daqueles que intercedem por mim. Também, sou muitíssimo grato, Pai, porque tens levantado homens e mulheres para intercederem por mim diante do teu trono. O Senhor tens me dado fé e prometido a vitória completa, e eu a aceito, em nome de Jesus! Amém!!!”



Baseado em trechos do livro de Mike Murdock - Manual sobre o Espírito Santo





Graça e Paz.

Pra. Nínive Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Deus abençoe!

5 DE MARÇO

"Quando eu vir o sangue, passarei adiante." Êxodo 12.13 O sangue nas vigas da porta nos lembra [...] que não foi M...