sábado, 20 de dezembro de 2014

Declarações de Poder


"Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas." Marcos 11.22-25 RA

A oração é o meio mais importante e mais potente de comunicação e relacionamento com Deus. Muitos crentes estão precisando conhecer a potencialização de uma oração feita com fé.

As palavras em si são decretos poderosos capazes de florescer destinos ou sepultar destinos. Podemos dizer, que são divisoras de águas e tempos.


"A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto." Provérbios 18.21 RA

Vejamos alguns casos na Palavra onde a palavra foi decretada e potencializada, manifestando o poder de Deus:

  • Deus:
"Disse Deus: Haja luz; e houve luz." Gênesis 1.3 RA

Aqui, está registrado o primeiro decreto criador de Deus. Deus fizera do vazio e sem forma (Gn 1.2) uma grande explosão de luz. Ele não copiou uma ideia de algum lugar, mas pela palavra de poder houve uma manifestação de luz.

  • Jesus:
"E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança." Marcos 4.39 RA

  • Pedro:
"Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus." Atos 3.6-8 RA

  • Paulo:
"Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu." Atos 16.16-18 RA

FÉ: Ingrediente principal da Oração de Poder.

Deus nos instruiu onde deve estar nosso foco quando oramos:

"Visto que andamos por fé e não pelo que vemos." II Coríntios 5.7 RA

Quando Deus, Jesus, os apóstolos, declararam palavras de poder, eles focaram naquilo que ainda estava invisível, que só podia ser visualizado pela visão do Espírito.

E o que é fé senão "a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando e a prova de que existem coisas que não podemos ver adiante de nós"? (Hebreus 11.1 Viva).

Para tomar posse das promessas de Deus e das respostas  de que precisamos em Deus precisamos crer tocando no invisível como se já estivesse acontecendo ou pronto para acontecer, por meio da fé que Deus está nos ouvindo porque estamos orando segundo a vontade Dele, e se Ele está nos ouvindo, logo seremos presenteados.

"Sem fé é impossível agradar a Deus. Qualquer um que quer se aproximar de Deus deve crer que ele existe, e que recompensará aqueles que sinceramente o procuram." Hebreus 11.6 Viva

Se formos orar sem fé é melhor nem orar, pois a fé é o que energiza e potencializa a oração, por isso Jesus usou a figueira como base de ensino sobre fé para os discípulos. No dia anterior, ao passar Jesus próximo a figueira e faminto desejou comer de seus frutos, vendo que nela só havia folhas e nem um fruto, Jesus amaldiçoou a figueira para que nunca mais produzisse frutos (Marcos 11.12-14). Naquele dia, ao passar novamente Jesus e seus discípulos perto da figueira comprovaram o poder das palavras decretadas com fé, e aqui nos ensinou três lições:

  • Confiança em Deus

v. 22 - "Tende fé em Deus" - Jesus nos ensina que a oração não deve estar baseada em nossa confiança, pois por nós mesmos não podemos nada, e muitos menos nas adversidades, mas a confiança deve estar totalmente apoiada em Deus, em quem Ele é e pode fazer. Isso chamamos de dependência.


v. 23 - "porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele" - Duvidar no coração é fruto de incredulidade. Alguém que está sendo envolvido pela incredulidade é porque está deixando o seu coração se tornar duro e confiante em si mesmo. A incredulidade e a fé são opostas e não podem residir no mesmo local. Ou cremos ou não cremos. Se Deus respondesse orações feitas com dúvida, a glória jamais seria Dele.

Confiança é se entregar completamente aos propósitos de Deus ao nosso respeito sabendo que tem cuidado de nós.

"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." I Pedro 5.7 RA
  • Oração com Propósito

v. 24 - "Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco" - Nossas palavras em oração precisam trazer uma atmosfera divina sobre nós e sobre as pessoas. Deus não responde orações sem fundamento nas Escrituras. Não adianta insistir em orações persuasivas e manipuladoras cheias de egoísmo. 

Tiago diz que quando oramos de forma errada as palavras decretadas não surtirão efeito no mundo espiritual:

"Pedis e não recebeis, porque pedis mal para esbanjardes em vossos prazeres." Tiago 4.3 RA

Quando oramos segundo a vontade de Deus estaremos seguros e confiantes que Ele nos ouvirá. Encontraremos aquilo que buscamos em oração.

"E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve." I João 5.14 RA

  • Perdão
v.25 - "E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas" - Não existem orações que movam o céu ao nosso favor quando existe uma pendência chamada falta de perdão.

Orações de poder são movidas de um coração livre de ofensas. 

O perdão libera mais o ofendido do que o ofensor.

A única dívida que Deus permite que tenhamos com o nosso próximo, é a dívida de amor.

"A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei." Romanos 13.8 RA

Espírito Santo: Potencializa nossas orações.


Costumo dizer que "não podemos fazer a obra de Deus sem Deus". O mesmo vale para oração, não tem jeito de orarmos com eficácia sem a Presença de Deus. Orações decoradas e repetitivas, vazias de intimidade e amizade com Deus, não passarão de vãs repetições que não passam do teto. E a única pessoa capaz de nos ajudar a romper o natural é o Espírito Santo.


"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira (de uma maneira excessiva até que haja respostas) com gemidos inexprimíveis." Romanos 8.26 RA

O Espírito Santo é o nosso guia, Aquele que penetra conosco na sala do Trono, e nos auxilia como um "paracleto". Ele é nosso Ajudador e Conselheiro, que fica ao nosso lado durante nossa audiência com o Rei, e em vários momentos, fala por nós, nos encoraja, para que o Rei nos faça justiça.

Essência de Deus.

"o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem." Romanos 4.17b RA

Deus colocou em nós sua essência. Ela se manifesta quando oramos com confiança, segundo a vontade Dele, livre em nossa alma de falta de perdão, e nos rendemos ao Espírito Santo, nossas orações se tornam no mundo espiritual declarações, decretos de poder para operar imediatamente ao nosso favor.


"Apenas quando nos damos ao Espírito, que vive e ora em nós, é que a glória do Deus que ouve a oração, e a meditação sempre bendita e mais eficaz do Filho são conhecidas por nós no seu poder." Andrew Murray


Graça e Paz.
Prª Nínive Alves.
Baseado no Seminário: Aprendendo a Orar com Jesus (Prs. Gladston Augusto e Ângela Caldas - http://redemissao.blogspot.com.br/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Deus abençoe!

5 DE MARÇO

"Quando eu vir o sangue, passarei adiante." Êxodo 12.13 O sangue nas vigas da porta nos lembra [...] que não foi M...